top of page

Foto com acessibilidade para deficientes visuais, já ouviu falar nisso?!

  • Foto do escritor: Hosano Rodrigues Guimarães Júnior
    Hosano Rodrigues Guimarães Júnior
  • 22 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Nos stories do instragram (@juniorgonzagasc) comentei sobre uma solução que desenvolvi para uma cliente em especial, ela tem baixa visão com isso surgiu uma necessidade de desenvolver uma solução para que facilitasse o dia a dia dela.

ree
Foto: Era um dia frio mas ao mesmo tempo o céu estava limpo e o sol bem forte mas o que me impressionou foi o laço entre mãe e filho que nada pode quebrar.


O que é?!


É uma iniciativa própria de oferecer ao portador de deficiência visual cego e de baixa visão uma experiência em ver fotografias com recurso de audiodescrição de forma Interativa e Humanizada. Acreditando numa possibilidade real de tornar mais independente uma sensação que é simples de admirar uma fotografia. Os slides programados e quando executados exibem a narração de cada foto selecionada.


Como começou?!


Entre vistos e imprevistos nosso ensaio aconteceu em agosto e ao voltar de onde estávamos eu tinha perguntado: - Viu e como você quer que eu edite suas fotos?! porque eu queria encontrar uma forma de te ajudar a enxergar melhor a fotografia.


e foi quando ela comentou: - Olha eu não consigo ver as fotos e sempre peço para alguém sentar do meu lado contar o que tem nas fotos, daí eu lembro do dia.


Então isso me comoveu ao ponto de repensar o que fazia e o que podia fazer para ajudar, é muito triste pensar na incapacidade de observar um retrato e relembrar um momento da sua vida olhando para uma foto.


ree
Foto: o filho segurando a mão da mãe passando um conforto, segurança e uma felicidade por estar presente ao lado dela, é magico!


Qual o Objetivo?


Divulgar e incentivar praticas para acessibilidade dentro da fotografia, oferecendo um serviço personalizado e humanizado para clientes e interessados na área. Acredito que divulgando e disponibilizando de forma gratuita de como fazer e proporção da criação de conteúdo deverá aumentar garantindo a extensão da comunicação artística.



Quais foram as Dificuldades?! Por que Slides? Dificuldades de certa forma foi o tempo para desenvolvimento, busca de parceiros para ajudar no projeto um agradecimento em especial a Camila Ignacio (narração) que foi realizou um trabalho excepcional e conseguir entender o que eu queria transmitir.

Precisei criar uma solução que fosse acessível a todas as famílias de diferentes faixas salarial, pensei na portabilidade e na tecnologia atual que oferecesse acesso para PC e celular. Inicialmente fiz pesquisas e vi mutas coisas legais como impressão 3d e texturas em papel fotográfico, no entanto eu queria buscar uma solução que fosse fácil, independente e prático.



ree
Foto: não sei vocês... mas eu vejo imponência e independência aqui.

Qual o futuro?!


Melhorar a experiência e estender esse recurso para produção de filmes de casamentos, 15 anos e eventos. Sabe do melhor? eu sei o próximo passo... nesse exato momento você pode escolher achar que eu sou um louco ou um visionário kk mas essa etapa também promete Ressignificar nossa experiência de ver fotos.



ree
Foto: não precisa explicar mas a felicidade tá estampa ali =)


Quer conferir o material?!



E acesse o material final pra ver como ficou: http://bit.ly/2o2JdT9



E se quiser conferir nosso trabalho no instagram segue:


Fotografia = Júnior Gonzaga ::: @juniorgonzagasc Narração = Camilla Ignacio ::: @sweetcamilinha



 
 
 

Comentários


bottom of page